Praticamente se resume na maneira
de ordenar os dados estatísticos em linhas ou colunas, tornando possível a sua
leitura, tanto no sentido horizontal quanto no vertical.
Dados Brutos:
É o conjunto dos dados
numéricos obtidos após a coleta dos dados cujos elementos não foram
numericamente organizados.
Exemplo:
Dados obtidos depois de um
experimento estatístico.
30, 35, 25, 13, 46, 45, 48, 50, 25, 78, 65.
A partir de dados não
ordenados é difícil formar-se uma ideia exata do comportamento do grupo.
Rol
É o arranjo dos dados brutos
em uma determinada ordem crescente ou decrescente.
Construção do rol para os
dados do exemplo acima:
13, 25, 25, 30, 35, 45, 46, 48, 50, 65, 78
Com esse arranjo é
verificada de maneira mais clara e rápida a composição do conjunto e o
comportamento dos dados identificando os elementos que se repetem.
Distribuição de Frequência (Dados não Agrupados).
É a condensação dos dados conforme suas repetições. Para um rol com grandes número de dados esse modelo é inconveniente já que exige espaço.
Rol: 13,13, 25, 25, 30, 35, 35,
35, 45, 46, 48, 48, 50, 65, 65, 65, 65, 78.
Dados
|
13
25 30 35
45 46 48
50 65 78
|
Frequência
|
2 2
1 3 1
1 2 1
4 1
|
Com o objetivo de resumir os
dados originais, utiliza-se os dados agrupados em classes.
Classe. ( li |- li+1)
São intervalos de
variação da variável.
( li |- li+1)
onde a classe é fechado em li (limite inferior da classe), e aberto em li+1 (limite superior da classe).
O número de classes n é dado pela Fórmula de
Sturges:
n= 1 + 3.3 log (N) onde N é a quantidade de dados da amostra (tamanho da amostra).
Amplitude de classes (Ai)
É a medida do intervalo que define a
classe.
Ai = x (max) – x (min)
n
Onde x(max) – Maior valor da amostra.
X(min) –
Menor valor da amostra.
Exemplo de Exercício:
Dados:
45, 41,
42, 41, 42, 43, 44, 51, 50, 46, 50, 46, 60, 54, 52, 58, 57, 58, 60, 51.
Rol: 41, 41, 42, 42, 43, 44, 45, 46, 46, 50,
50, 51, 51, 52, 54, 57, 58, 58, 60, 60.
N=20
Fórmula de Sturges:
n= 1 + 3.3 log (20) = 5,2934 *Arredondando
para mais= 6.
Amplitude de classes:
Ai= 60 – 41 = 3,1667 *Arredondando para
menos= 3.
6
A classe é definida com a soma do menor valor
mais 3 na primeira classe. E as demais inicia-se a partir do resultado da
anterior:
i Classes
1 41
|- 44
2 44
|- 47
3 47
|- 50
4 50
|- 53
5 53
|- 56
6 56
|- 59
7 59
|- 62
Frequência Absoluta (fi)
É o número de observações correspondentes a essa classe.
Ponto médio de uma classe (xi)
Definimos o ponto médio da classe por: xi = li + li+1
2
Ou seja: soma do limite inferior e superior da classe, dividido por 2.
Frequência Relativa (fri)
Representa a proporção de observações de uma classe em relação ao número total de
observações. Assim, fri = fi
∑fi = N
∑fi = N
Frequência Porcentual (Pi%): é o produto da frequência relativa por 100.
Assim, Pi = 100 x fri = 100 fi
N
N
Frequência Acumulada Absoluta (Fi): É a soma das frequências absolutas de todos os
valores inferiores ao limite superior do intervalo de uma dada classe. Assim Fi= f1 + f2 ....
Exemplo de tabela de distribuição completa, com base no rol do exemplo de exercício anterior.
Vídeo aula (Com mais formas alternativas de resolução):
(Profº Deivid Cezário)
Referências:
Conteúdo apresentado nas aulas de estatística Fatec Carapicuíba pelo Profº Luciano Condori.
Resumo das informações e reprodução de exemplos por Talyne Araujo.
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