sábado, 11 de junho de 2016

Distribuição de Frequência.

Praticamente se resume na maneira de ordenar os dados estatísticos em linhas ou colunas, tornando possível a sua leitura, tanto no sentido horizontal quanto no vertical.

Dados Brutos:
É o conjunto dos dados numéricos obtidos após a coleta dos dados cujos elementos não foram numericamente organizados.

Exemplo:
Dados obtidos depois de um experimento estatístico.
30, 35, 25, 13, 46, 45, 48, 50, 25, 78, 65.
A partir de dados não ordenados é difícil formar-se uma ideia exata do comportamento do grupo.

Rol
É o arranjo dos dados brutos em uma determinada ordem crescente ou decrescente.
Construção do rol para os dados do exemplo acima:
13, 25, 25, 30, 35, 45, 46, 48, 50, 65, 78

Com esse arranjo é verificada de maneira mais clara e rápida a composição do conjunto e o comportamento dos dados identificando os elementos que se repetem.

Distribuição de Frequência (Dados não Agrupados). 

É a condensação dos dados conforme suas repetições. Para um rol com grandes número de dados esse modelo é inconveniente já que exige espaço.

Rol: 13,13, 25, 25, 30, 35, 35, 35, 45, 46, 48, 48, 50, 65, 65, 65, 65, 78.

Dados
 13    25    30   35   45  46  48  50   65   78
Frequência
  2      2      1     3     1    1    2    1     4     1

Distribuição de Frequência (Dados Agrupados).

Com o objetivo de resumir os dados originais, utiliza-se os dados agrupados em classes.

Classe. li |- li+1)
São intervalos de variação da variável.

( li |- li+1)  onde a classe é fechado em li (limite inferior da classe), e aberto em li+1 (limite superior da classe).

O número de classes n é dado pela Fórmula de Sturges:

n= 1 + 3.3 log (N)   onde N é a quantidade de dados da amostra (tamanho da amostra).


Amplitude de classes (Ai)
É a medida do intervalo que define a classe.

Ai = x (max) – x (min)
                  n               

Onde x(max) – Maior valor da amostra.
 X(min) – Menor valor da amostra. 


Exemplo de Exercício:

Dados:
45, 41, 42, 41, 42, 43, 44, 51, 50, 46, 50, 46, 60, 54, 52, 58, 57, 58, 60, 51.

Rol: 41, 41, 42, 42, 43, 44, 45, 46, 46, 50, 50, 51, 51, 52, 54, 57, 58, 58, 60, 60.
N=20

Fórmula de Sturges:
n= 1 + 3.3 log (20) = 5,2934  *Arredondando para mais= 6.

Amplitude de classes:
Ai= 60 – 41 = 3,1667 *Arredondando para menos= 3.
            6
A classe é definida com a soma do menor valor mais 3 na primeira classe. E as demais inicia-se a partir do resultado da anterior:

i      Classes
1     41 |- 44
2     44 |- 47
3     47 |- 50
4     50 |- 53
5     53 |- 56
6     56 |- 59
7     59 |- 62

Frequência Absoluta (fi)
É o número de observações correspondentes a essa classe.

Ponto médio de uma classe (xi)
Definimos o ponto médio da classe por: xi = li li+1
                                                                            2 
Ou seja: soma do limite inferior e superior da classe, dividido por 2. 

Frequência Relativa (fri)
Representa a proporção de observações de uma classe em relação  ao número total de 
observações. Assim,   fri  =  fi                                    
                                   ∑fi  =    N 
Frequência Porcentual (Pi%): é o produto da frequência relativa por 100. Assim, Pi = 100 x fri = 100  fi
                  N
Frequência Acumulada Absoluta (Fi): É a soma das frequências absolutas de todos os valores inferiores ao limite superior do intervalo de uma dada classe.  Assim Fi= f1 + f2 ....

Exemplo de tabela de distribuição completa, com base no rol do exemplo de exercício anterior.






Vídeo aula (Com mais formas alternativas de resolução):
(Profº Deivid Cezário)

 

Referências:
Conteúdo apresentado nas aulas de estatística Fatec Carapicuíba pelo Profº Luciano Condori. 
Resumo das informações e reprodução de exemplos por Talyne Araujo.

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